E-Atividade
AÇÃO DE FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TÉCNICAS DE PROCURA ATIVA DE
EMPREGO
TEMAS
Tema 1 – O mercado de trabalho e as
competências valorizadas
Tema 2 – Desenvolvimento pessoal
e a atitude empreendedora
Tema 3 – A procura ativa de
emprego nas redes sociais
SINOPSE
Esta ação de formação tem como
objetivo trabalhar um conjunto de matérias que possam contribuir para o aumento
da empregabilidade e satisfação laboral. A ação aporta temas desde o mercado de
trabalho e as competências valorizadas pelos empregadores, as questões do
desenvolvimento pessoal e da atitude empreendedora, aborda e desenvolve uma
estratégia ativa de procura de emprego.
Atendendo a que estamos inseridos
numa sociedade que vive um novo paradigma social -sociedade em rede - e que
nela a informação circula de forma intensa através de redes mediadas pela
tecnologia; e refletindo sobre a realidade da internet se tornar um local de
procura de trabalho e de contratação por parte de empresas, damos especial
atenção às redes sociais, que pelas suas caraterísticas de interação e
disseminação de informação, tornaram-se um meio ideal para estas interações.
DESTINATÁRIOS
Esta formação destina-se a quem está em situação de desemprego
e pretende integrar o mercado de trabalho, ainda, a todos os profissionais que
embora em situação de emprego pretendem mudar de carreira e que necessitem de
adquirir competências para a procura de novas ofertas de emprego na sociedade
em rede.
E-ATIVIDADE
Temática
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TEMA 3 – A PROCURA ATIVA DE EMPREGO
NAS REDES SOCIAIS
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Atividade
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Atividade 3 – Pretende que os formandos no
final desta atividade desenvolvam competências para uma postura ativa de
emprego, utilizando para isso diversos meios digitais existentes.
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Datas
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Dia
4 de junho a 8 de julho de 2018
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Competências a desenvolver
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- Pretende-se que o formando compreenda que,
na sociedade em rede, o domínio de espaços digitais é uma competência chave
na procura de emprego
- Trabalhar o conceito de redes sociais
- Potenciar a utilização da rede social e
ferramentas digitais na procura ativa de emprego (Linkedin, Facebook,
Strikingly, About me, Cuvitt, Blogue)
- Otimizar a presença digital
- Aprender a fazer e partilhar na rede um curriculum vitae online e explorar formas
inovadoras de apresentação de currículo (vídeo)
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Descrição
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A atividade desenrola-se em 5 fases:
1ª fase - Auto-aprendizagem
com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem
disponibilizados. (4 a 10 de junho)
2ª fase - Discussão
reflexiva (no fórum redes sociais na
plataforma de e-learning) entre todos os participantes da turma. (11 a 17 de
junho)
3ª fase – Experimentação
de diferentes redes sociais e ferramentas (Linkedin, Facebook, Google Alerts,
outros); seguir e adicionar entidades empregadoras na rede social, adicionar perfis
relacionados à oferta de empregos, participar em grupos de emprego, criar notificações
de emprego através do Google Alerts. O formando deve abrir até final da
semana um tópico com o seu nome - no fórum redes sociais – em que partilhe links das redes sociais
exploradas. (18 a 24 de junho)
4ª fase - Os
formandos devem criar grupos de 3 elementos e apresentá-lo no fórum: estudo de caso – curriculum vitae (25
de junho). Será disponibilizada em plataforma uma lista de perfis e vídeos
relativos a curriculum vitae (26 de
junho). Cada grupo deve selecionar apenas 1 curriculum vitae (CV) para realizar o trabalho - após selecionado
por um grupo o CV deixa de estar disponível para os outros.
O grupo deverá realizar a análise
identificando:
- Rede social/plataforma envolvida
- Pontos fortes e pontos fracos do CV em
análise
A análise do grupo deve ser publicada em
plataforma, no fórum: estudo de caso –
curriculum vitae (até dia 1 de julho).
5ª fase –
Trabalho final: Apresentação de um CV em formato livre (vídeo, plataforma
digital ou rede social, blogue) – no fórum curriculum vitae - formandos, através da partilha de link que
direcionará para o espaço. (2 a 8 de julho)
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Recursos
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SCRIPTO -
obrigatório
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Proceda à leitura do documento Cardoso, I. (2014). As redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade. 9º
IPM. Faculdade Casper Líbero. Redes sociais e a formação de um novo modelo de
sociedade. (https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Isis-Nalba-Albuquerque-Cardoso.pdf)
-
Proceda à leitura do documento Costa, M. (2012). No que você está pensando? Redes sociais e sociedade contemporânea.
RevistauSP. Nº92. Pp. 86-99 (http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34891/37627)
- Proceda
à leitura do documento Cogo, D., Brignol, L. (2011). Redes sociais e os
estudos de recepção na internet. Matrizes. 4:2. pp. 75-92. (em https://vpn.uab.pt/+CSCO+0p756767633A2F2F6A6A6A2E6572716E796C702E626574++/pdf/1430/143018637005.pdf)
-
Proceda à leitura do documento Henriques, A. (2014). As redes sociais também servem para procurar emprego. Público. (http://p3.publico.pt/actualidade/economia/11574/redes-sociais-tambem-servem-para-procurar-emprego)
- Proceda
à leitura do documento Job Search,
Digital Reputation, and HR Practices in the social media age. The Adecco
Global Study 2014. Global Report. pp.
16-18 (https://press.adeccogroup.com/download-pdf/58347373de60c4fe008b45e9)
- Proceda
à leitura do documento Guia rápido da
gestão de reputação online. Pp. 1-5 (https://www.michaelpage.pt/minisite/guia-reputacao-online/DigitalGuidePT.pdf)
-
Proceda à leitura de Caramez, R. (2013). Como
ter sucesso no LinkedIn. Pactor. Pp. 9-29; 89-93; 101-114.
AUDIOVISUAIS - obrigatório
- Proceda à visualização do vídeo: Procura
de emprego através das redes sociais. Porto Canal. Recurso Audiovisual. (https://www.youtube.com/watch?v=jwAc9rvcrrE)
SCRIPTO - complementar
- Lopes, M. P.; Cunha, M. P. (2011). O Mundo é Pequeno - O que
podemos aprender sobre Networking e as Redes Sociais. Lisboa: Actual Editora.
- Paiva,
C. M. (2013). As redes sociais online -
a perspetiva do potencial candidato. ISCTE Business School. Lisboa. Pp.
13-35 (https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/6658/1/Tese.pdf)
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Avaliação
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A avaliação será feita com base nos
critérios definidos no contrato de aprendizagem. A elaboração do curriculum vitae (CV) corresponde a 40%
da atividade 3.
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