E-Atividade


AÇÃO DE FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TÉCNICAS DE PROCURA ATIVA DE EMPREGO
TEMAS
Tema 1 – O mercado de trabalho e as competências valorizadas
Tema 2 – Desenvolvimento pessoal e a atitude empreendedora
Tema 3 – A procura ativa de emprego nas redes sociais
SINOPSE
Esta ação de formação tem como objetivo trabalhar um conjunto de matérias que possam contribuir para o aumento da empregabilidade e satisfação laboral. A ação aporta temas desde o mercado de trabalho e as competências valorizadas pelos empregadores, as questões do desenvolvimento pessoal e da atitude empreendedora, aborda e desenvolve uma estratégia ativa de procura de emprego.
Atendendo a que estamos inseridos numa sociedade que vive um novo paradigma social -sociedade em rede - e que nela a informação circula de forma intensa através de redes mediadas pela tecnologia; e refletindo sobre a realidade da internet se tornar um local de procura de trabalho e de contratação por parte de empresas, damos especial atenção às redes sociais, que pelas suas caraterísticas de interação e disseminação de informação, tornaram-se um meio ideal para estas interações.

DESTINATÁRIOS
Esta formação destina-se a quem está em situação de desemprego e pretende integrar o mercado de trabalho, ainda, a todos os profissionais que embora em situação de emprego pretendem mudar de carreira e que necessitem de adquirir competências para a procura de novas ofertas de emprego na sociedade em rede.

E-ATIVIDADE 
Temática
TEMA 3 – A PROCURA ATIVA DE EMPREGO NAS REDES SOCIAIS
Atividade
Atividade 3 – Pretende que os formandos no final desta atividade desenvolvam competências para uma postura ativa de emprego, utilizando para isso diversos meios digitais existentes.
Datas
Dia 4 de junho a 8 de julho de 2018
Competências a desenvolver
- Pretende-se que o formando compreenda que, na sociedade em rede, o domínio de espaços digitais é uma competência chave na procura de emprego
- Trabalhar o conceito de redes sociais
- Potenciar a utilização da rede social e ferramentas digitais na procura ativa de emprego (Linkedin, Facebook, Strikingly, About me, Cuvitt, Blogue)
- Otimizar a presença digital
- Aprender a fazer e partilhar na rede um curriculum vitae online e explorar formas inovadoras de apresentação de currículo (vídeo)

Descrição
A atividade desenrola-se em 5 fases:

1ª fase - Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados. (4 a 10 de junho)

2ª fase - Discussão reflexiva (no fórum redes sociais na plataforma de e-learning) entre todos os participantes da turma. (11 a 17 de junho)

3ª fase – Experimentação de diferentes redes sociais e ferramentas (Linkedin, Facebook, Google Alerts, outros); seguir e adicionar entidades empregadoras na rede social, adicionar perfis relacionados à oferta de empregos, participar em grupos de emprego, criar notificações de emprego através do Google Alerts. O formando deve abrir até final da semana um tópico com o seu nome - no fórum redes sociais – em que partilhe links das redes sociais exploradas. (18 a 24 de junho)

4ª fase - Os formandos devem criar grupos de 3 elementos e apresentá-lo no fórum: estudo de caso – curriculum vitae (25 de junho). Será disponibilizada em plataforma uma lista de perfis e vídeos relativos a curriculum vitae (26 de junho). Cada grupo deve selecionar apenas 1 curriculum vitae (CV) para realizar o trabalho - após selecionado por um grupo o CV deixa de estar disponível para os outros.
O grupo deverá realizar a análise identificando:
- Rede social/plataforma envolvida
- Pontos fortes e pontos fracos do CV em análise
A análise do grupo deve ser publicada em plataforma, no fórum: estudo de caso – curriculum vitae (até dia 1 de julho).

5ª fase – Trabalho final: Apresentação de um CV em formato livre (vídeo, plataforma digital ou rede social, blogue) – no fórum curriculum vitae - formandos, através da partilha de link que direcionará para o espaço. (2 a 8 de julho)
Recursos
SCRIPTO - obrigatório
- Proceda à leitura do documento Cardoso, I. (2014). As redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade. 9º IPM. Faculdade Casper Líbero. Redes sociais e a formação de um novo modelo de sociedade. (https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Isis-Nalba-Albuquerque-Cardoso.pdf)
- Proceda à leitura do documento Costa, M. (2012). No que você está pensando? Redes sociais e sociedade contemporânea. RevistauSP. Nº92. Pp. 86-99 (http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34891/37627)
- Proceda à leitura do documento Cogo, D., Brignol, L. (2011). Redes sociais e os estudos de recepção na internet. Matrizes. 4:2. pp. 75-92. (em https://vpn.uab.pt/+CSCO+0p756767633A2F2F6A6A6A2E6572716E796C702E626574++/pdf/1430/143018637005.pdf)
- Proceda à leitura do documento Henriques, A. (2014). As redes sociais também servem para procurar emprego. Público. (http://p3.publico.pt/actualidade/economia/11574/redes-sociais-tambem-servem-para-procurar-emprego)
- Proceda à leitura do documento Job Search, Digital Reputation, and HR Practices in the social media age. The Adecco Global Study 2014.  Global Report. pp. 16-18 (https://press.adeccogroup.com/download-pdf/58347373de60c4fe008b45e9)
- Proceda à leitura do documento Guia rápido da gestão de reputação online. Pp. 1-5 (https://www.michaelpage.pt/minisite/guia-reputacao-online/DigitalGuidePT.pdf)
- Proceda à leitura de Caramez, R. (2013). Como ter sucesso no LinkedIn. Pactor. Pp. 9-29; 89-93; 101-114.

AUDIOVISUAIS - obrigatório
- Proceda à visualização do vídeo: Procura de emprego através das redes sociais. Porto Canal. Recurso Audiovisual. (https://www.youtube.com/watch?v=jwAc9rvcrrE)


SCRIPTO - complementar
- Lopes, M. P.; Cunha, M. P. (2011). O Mundo é Pequeno - O que podemos aprender sobre Networking e as Redes Sociais. Lisboa: Actual Editora.
- Paiva, C. M. (2013). As redes sociais online - a perspetiva do potencial candidato. ISCTE Business School. Lisboa. Pp. 13-35 (https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/6658/1/Tese.pdf)
Avaliação
A avaliação será feita com base nos critérios definidos no contrato de aprendizagem. A elaboração do curriculum vitae (CV) corresponde a 40% da atividade 3.

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