Ensino híbrido ou blended learning


Vive-se numa época de enorme progresso, transformação e de grandes oportunidades do ponto de vista educacional, sobretudo por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. A combinação de aprendizagens em sala de aula conjugada com aprendizagens online através das TIC pode ser muito rica e favorecer a aprendizagem dos educandos sob todos os aspetos.

Na modalidade de ensino, ensino híbrido, ou blended learning, verifica-se a convergência dos dois modelos de aprendizagem, um o modelo tradicional, no sentido de envolver a aprendizagem em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos; o outro, o modelo online, que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para promover o ensino.

Na literatura aparecem várias definições de ensino híbrido abaixo partilhamos a definição do Instituto Clayton Christensen, onde essa modalidade de ensino é conceituada de uma forma bem simples e completa.


Fonte: Fonte: Christensen, C., Horn, M., Staker, H. (2013). Ensino Híbrido: Uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute. Acedido a 16.02.2018 em https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf (p. 8)

Comentários